Provavelmente, se você é uma pessoa que tem um carro ou está interessado em comprar um carro sabe muito bem qual é a importância, e o que é a tão conhecida tabela FIPE. Infelizmente, não é todo mundo que conhece ou sabe bem para que serve essa tabela.

Para ajudar que você entenda um pouco mais sobre ela, neste artigo, vamos te passar algumas dicas e conselhos sobre como funciona a tabela FIPE. Dessa forma, você ficará mais familiarizado com o funcionamento da tabela, e saberá a maneira certa de utiliza-la a seu favor.

O que é a tabela FIPE?

importância Tabela Fipe

Ela é um produto acadêmico utilizado para estabelecer mensalmente os preços dos veículos, tanto usados, quanto os novos. É através dessa tabela, que você proprietário de um automóvel, saberá o quanto está valendo o seu veículo, e como você pode arquitetar a sua estratégia de Marketing para conseguir vender o seu carro pelo melhor preço.

A função da tabela não se resume apenas para que você proprietário saiba qual é o valor de revenda do seu veículo, ela também é muito utilizada para fazer com que você saiba qual é o valor do IPVA do seu carro. Inclusive, a tabela serve muito bem para poder fazer com que as asseguradoras saibam qual será o valor assegurado do seu carro por exemplo.

É extremamente recomendável que você ao pensar em vender o seu carro acompanhe mensalmente como está indo as publicações da tabela. Dessa forma, você terá um contato diário com os valores de revenda do seu veículo, estudando as opções de mercado.

Como fazer para consultar a tabela?

Conforme eu mencionei anteriormente, a tabela FIPE serve basicamente para poder mencionar e tabelar os valores dos produtos automobilísticos. Todos os meses, são disponibilizados os valores das transações que foram trabalhadas nos próximos meses.

A partir daí, é calculado um valor que é utilizado como base para diversas transações financeiras. Mas é importante que você entenda o seguinte, a utilização da tabela FIPE não é obrigatória, afinal, não existe nenhuma legislação que impõem o uso da tabela. Mas, ela garante um reconhecimento do valor de mercado e pode te facilitar os cálculos de produtos e serviços relacionados aos veículos.

Como as asseguradoras utilizam a tabela FIBE?

É importante lembrar a você que o valor assegurado pelas asseguradoras vigentes hoje em dia, ou seja, o percentual que elas cobrem estão relacionados ao que foi tabelado. Ou seja, se você contratou o seu seguro no ano passado, e após um ano você precisou ressarcir o valor total por conta da perda total do veículo, é importante lembrar que o valor que você irá receber será baseado na tabela FIPE, que mostra o valor de revenda atual do seu veículo. O que prova que os serviços automobilísticos atualizam todos os meses de acordo com a tabela são importantes para que você proprietário de um veículo saiba muito bem quanto vale o seu carro, em casos de futura venda, ou até mesmo para precaução e entender sua colocação no mercado.

Quais são os tipos de indenização que as asseguradoras trabalham?

É muito comum que você tenha dúvidas com relação a esse assunto. Você provavelmente está se perguntando: como os diferentes planos que uma asseguradora oferece podem influenciar no valor da indenização que você assegurado irá receber?

Apesar de parecer complexo, essa pergunta tem uma resposta bastantes simples: quando nós fazemos um contrato com um assegurado, nós escolhemos o tipo de cobertura que nós vamos querer. Agora, vou mostrar para vocês, os dois tipos que estão vigentes:

  • Indenização através da determinação dos valores: é uma indenização feita após uma olhada cuidadosa no montante preestabelecido e analisado pela empresa contratada. Esse valor, é um valor que pode ser comparado com outros carros do mesmo modelo ou que foram sugeridos pela seguradora.
  • Indenização baseada na tabela FIPE: popularmente conhecida como “valor referenciado”, é o método mais procurado pelos consumidores. No caso dessa indenização, os pagamentos são feitos tendo como base os dados econômicos.

Essas foram as dicas que eu tinha para você com relação a tabela FIPE. Como você pode perceber, é muito importante que você tenha conhecimento de como funciona essa ferramenta para que você possa efetuar sempre boas negociações com relação ao seu veículo.

Para contratar seguros, ou até mesmo para uma venda do seu carro no futuro, você vai precisar saber como funciona essa tabela, e é necessário que você esteja sempre atento as atualizações da tabela.

Tabela Fipe: O que é e qual a sua importância?