Nos últimos tempos a produção audiovisual se popularizou. A população passou a ter mais acesso aos canais fechados, que em virtude disso cresceram em quantidade. Isso sem falar no serviço de streaming. Esses fatores impulsionaram a criação e divulgação de filmes e séries e colocaram o cinema fortemente na pauta cotidiana.

Por conta desses elementos, o interesse nesse conteúdo ficou maior. E um jeito legal de acompanhar tudo sobre esse mercado é acessar o YouTube. Sim, lá você conhece os canais sobre o cinema e aprende muita coisa.

Para quem gosta e aprecia cinema, os canais no YouTube vão além do entretenimento. Os youtubers fazem críticas, análises e trazem informações dos filmes.

Então, pelo aumento de pessoas interessadas em cinema e também pela quantidade de canais no Youtube, resolvemos fazer uma lista apresentando os principais canais sobre cinema.

Conheça os canais sobre cinema mais badalados

Pablo Villaça começou a postar seus vídeos há muito tempo. Villaça é editor do site Cinema em Cena. Porém, ele postava conteúdos de forma muito espaçada. Somente em 2017 passou a postar com mais assiduidade, e hoje já conta com 60 mil inscritos.

O tom dos seus vídeos não é de crítica, e sim de comentário com raciocínios organizados, numa oratória fluida. Por ser um crítico reconhecido no sistema impresso, ele tem acesso a espaços privilegiados, como por exemplo, o Festival de Cannes, o qual aproveitou para fazer uma série de vlogs.

Canal sobre Cinema do TNT

A TNT foi outro canal que demorou para engrenar e só resolveu investir pesado nos últimos anos. Criado há sete anos, o canal começou a fluir em 2018.

A estratégia foi utilizar youtubers dos mais variados perfis. Há quadros para todos os gostos: comparação de livros versus filmes por Max Valarezo, dublagens paródicas por Diego Bellau, DNA TNT por Natalia Milano; e, como carro-chefe, o #RubensResponde com Rubens Ewald Filho.

Canais com mais profundidade

Os vídeos do Entre Planos, feitos por Max Valarezo, são feitos com muita pesquisa, trabalho de edição e de produção textual. Por conta disso, o canal não faz muitas postagens. A linguagem dos vídeos se assemelha muitíssimo a artigos científicos.

Com 47 mil inscritos, o canal Raphael PH Santos, do PH, também conta com críticas bem elaboradas e realizadas em um cenário que o aproxima do público. Seu estilo sempre mantém a câmera bem fechada nele.

Ele é conhecido também por fazer parte do Cinema com Rapadura, deixando o seu canal pessoal para críticas mais detalhadas.

Outra opção para quem quer se aprofundar no mundo do cinema é acompanhar o canal “Luli de verdade”.

Luisa Clasen é formada em cinema, então sabe com propriedade do que está falando em seu canal. São análises, críticas e listas de filmes, tudo feito de forma simples e clara.

 Isabela fala sobre cinema

Um canal sobre cinema bem bacana de acompanhar é o da Isabela Boscov. Ela possui conhecimento profundo da indústria e contextualizações acessíveis. Uma coisa para levar em conta é que as vezes a Isabela acaba contando toda história do filme.

Meus 2 centavos, 16mm e Super Oito

Tiago Belotti tem um canal sobre cinema chamado “Meus 2 centavos”. Tiago aposta no poder de síntese para elaborar suas críticas. Usando-se de uma linguagem acadêmica no nível de pós-graduação stricto sensu, ele constrói parágrafos breves. Seus vídeos costumam ter 4 minutos, mas são densos e complexos.

Utilizando um nome que tem tudo a ver com o filme, o canal 16 mm é uma boa dica para quem quer se aprofundar no debate sobre cinema. Ainda iniciando no YouTube, o canal tem aproximadamente 6 mil inscritos.

O 16mm é um canal formado por cinco estudantes de jornalismo e cinéfilos. O canal conta com críticas individuais e em duplas, que permitem um debate maior sobre o filme.

O canal tem críticas dos lançamentos da semana, análises de diretores e assuntos variados de cinema. Além disso, possui críticas de filmes antigos e listas ou top 10.

Outro canal sobre cinema e que o nome já diz tudo é o Super Oito. Com mais de 600 mil inscritos, o Super Oito é de Otavio Ugá. Em seus vídeos, ele gosta de mesclar críticas com humor. Isso porque o crítico ficou conhecido por fazer parte do Parafernalha.

Ele começou o Super Oito por já ter trabalhado anteriormente com cinema.

Canal sobre cinema de filmes de terror

Quem procura um canal com filmes mais alternativos deve ir atrás do Getro. Getro Guimarães ama filme de terror, ficção e fantasia, principalmente os que estão fora do circuito mainstream.

Canal de cinema que aborda as curiosidades

Se você não curte muito as críticas, mas ainda assim busca bons canais sobre cinema no Youtube, a dica é acompanhar os “Cinéfilos Anônimos”. Diferentemente dos demais, aqui o foco são biografias de atores e diretores, curiosidades e “lados B” de várias produções cinematográficas.

Leia também: Filmes 2018: Veja quais são as estreias do cinema mais esperadas para 2018

Conheça os canais sobre cinema no YouTube e pegue a pipoca