Você decide fazer um consórcio, mas não tem experiência neste tipo de operação. O que é consórcio e como simular consórcio?

Consórcio é uma associação de duas ou mais pessoas, empresas, organizações que partilham seus recursos para compra de algum produto, aquisição de crédito. Por esse motivo, quando você contrata um consórcio, você faz parte de um grupo de consórcio. É interessante lembrar que todos os consórcios devem ser aprovados pelo Banco Central, já que se trata de um plano que lida com valores, liberação de crédito. Por esse motivo, quando for selecionar alguma instituição financeira, concessionária, banco, é bom consultar no site do Banco Central se essa empresa está credenciada ou não.

Primeiro, é importante entender por que simular consórcio. O ato de simular consórcio nos ajuda a saber os parcelamentos, valores e taxas a serem pagas para termos esse consórcio.

Agora, quais formas temos de simular consórcio?

Temos diversas formas. A mais conhecida, sim, ainda, é a forma presencial, onde você se dirige a um banco ou uma concessionária, fornece as informações necessárias para simular consórcio.

Quais dados são necessários? Além dos dados normais, como nome CPF e RG, é importante ter todos os valores dos seus ganhos ou média de ganho mensal para analisar o valor que pode ser considerado no momento de análise de parcelamento.

Já quando for simular consórcio em alguma plataforma online, os dados não serão verificados pela pessoa que está preenchendo os dados. Quem preencherá e precisará ter cuidado ao preencher será você. Por isso, preencha os dados corretamente, principalmente no que se trata do valor de ganhos. Essas informações são imprescindíveis para criar uma simulação correta e que pode ajudar na tomada de decisão. Simular consórcio deve ser a sua segunda ação mais importante, depois de verificar se as empresas que você vai simular é credenciada ao Banco Central o não.

A internet está aí para todos. É importante saber pesquisar e buscar informações sobre os diversos serviços que você busca.

Simular consórcio: O que é consórcio e formas de simular