Como fazer bonecas de pano - passo a passo

Explicamos a vocês como a fabricação de bonecas de pano podem mudar a sua vida e de inúmeras pessoas. Então, nada melhor do que agora trazer um passo a passo para você poder criar suas bonecas de pano, de uma maneira muito simples e fácil.

Caneta e cadernos em mãos e vamos as nossas lindas bonecas.

Primeiro Passo

Inicialmente você precisa escolher o visual que a sua boneca de pano terá. Tenha em mente as cores de tecidos que deseja utilizar, e lembre-se sempre de escolher um tecido liso. As cores podem variar de acordo com o tom de pele que você deseja que sua boneca possua. Seja ela branca, roda, creme, marrom, bege e etc.

Tradicionalmente, as bonecas de pano são feitas, através da utilização de pedaços velhos de tecidos, os conhecidos trapos. O que acaba trazendo uma possibilidade de você poder reciclar fronhas, camisetas ou qualquer outro tipo de peça que você não utiliza mais.

Segundo Passo

Em um pedaço de pano, desenhe o contorno da sua boneca. E lembre-se de deixar uma largura maior, cerca de 1,5 cm em volta do desenho original. Assim você conseguirá um maior espaço para costurar com facilidade.

Fique atenta para a forma da sua boneca de pano. Pois ela precisará ser maior do que você deseja. Quando você enche a mesma, ela acaba ficando em algum dos seus lados um tanto quanto contraída.

A dica aqui, é sempre praticar algumas vezes o esboço em um papel. Para se sentir mais confiante antes de fazer direto no tecido. Ah, não se esqueça que a cabeça sempre precisa ser maior, no formato oval ou arredondado.

Como fazer bonecas de pano - passo a passo

Terceiro Passo

Depois será o momento de fazer uma segunda camada de tecido, unindo os lados direitos, de ambos os lados. Não se esqueça de deixar os lados direitos para dentro, assim você consegue trabalhar com o lado avesso de seu tecido.

Os dois cortes devem ser feitos na linha externa, fique ligada.

Quarto Passo

Para prender o tecido, você deve contar a ajuda de alfinetes, lembrando sempre de costurar pelo contorno. Assim você consegue deixar uma pequena abertura para preencher com o enchimento que irá utilizar em sua boneca de pano.

Quinto Passo

Depois é o momento de aliviar seus pontos, os mesmos que se encontram nas curvas e claro, nos cantos do tecido. Corte entalhes triangulares por toda a borda do tecido.

Sexto Passo

Depois basta desvirar sua boneca. Pois não se esqueça, ela foi costurada do lado do acesso, então é necessário coloca-la do lado correto. Conseguindo que suas costuras fiquem na parte interior de sua boneca de pano. Depois recheie sua boneca com o material que você desejar. A dica é utilizar espuma ou algodão.

Sétimo Passo

Vire as bordas da abertura para o lado de dentro, e assim costure a máquina ou mesmo a mão, fechando toda a boneca. Caso deseje que sua boneca de pano tenha articulação, costure pernas e braços.

Oitavo Passo

Depois é claro, o momento de decorar sua boneca de pano! Você poderá optar por bordados para fazer o rostinho. Basta utilizar botões para fazer os olhos e o nariz.

Já para as roupas, faça com outro tipo de tecido. Aqui a dica fica para roupas que não tenham costura. Os cabelos podem ser feitos utilizando fios de lã, vai dar um efeito muito especial.

 

Agora que você já sabe o passo a passo de uma boneca de pano, está na hora de criar. Se mesmo assim você tem dúvidas, você pode fazer nosso curso de Bonecas de Pano, você vai aprender várias dicas e técnicas como: pintura e bordado dos rostinhos, aprender a fazer diferentes cabelos e penteados, um mais lindo que o outro! Ahh, não podemos esquecer do acabamento impecável, como enchimentos, tipos de tecido, costuras e moldes. Coloque em prática todo esse aprendizado delicioso e faça sua vida e de outras pessoas mais alegres!

Como Fazer Bonecas De Pano – Passo a Passo