Seu carro novo esteve na vitrine de uma concessionária. Depois, passou para seus sonhos. Ultimamente, ocupa seus planos e agora está orbitando sua realidade a ponto de ser concreto. Comprar um carro novo ou um novo carro é momento especial na vida de qualquer um, seja 0km, seminovo ou usado.

Carro deixou há muito tempo de ser ostentação. Atualmente, com o corre-corre e vaivém do dia a dia, esse bem é útil ao extremo no momento do lazer, do trabalho e em especial de eventuais urgências. E justamente por isso você não pode adquirir seu carro novo sem pensar.

Dicas para carro novo

Ao lado da utilidade de um carro novo está a necessidade de economizar em tempos de crise geral no país. É por isso que a gente vai apresentar aqui…

  • Dicas estratégicas
  • Sugestões de comportamento
  • Descontos por direito constituído

… e outras informações diversas a fim de que você economize na compra do carro novo. Se você tiver dicas, sugestões ou dúvidas, envie pras nossas equipes. Elas estão à disposição e ansiosas para serem úteis. Tão úteis quanto seu próprio carro novo.

Vamos dividir as sugestões em dois grupos: estratégicas e comportamentais. Vejamos primeiro as estratégicas.

Dica 01 – Compra de carro novo precisa de pesquisa

Parece uma dica óbvia. E realmente é. Entretanto, pesquisas recentes dizem que o brasileiro pensa pouco antes de adquirir um bem qualquer. Quando o bem é um carro novo, que mexe tanto com seus instintos, menos ainda.

Então, pesquise, ande, questione, busque. É a melhor maneira de encontrar boas ofertas e economizar.

Dica 02 – Verifique os acessórios

Se não fuma, procure um carro sem acendedor; se não gosta de ouvir música enquanto dirige, um carro sem rádio; se não gosta de ostentação, um carro sem calotas importadas e assim por diante. Dispense o que não faz parte de seu universo.

Dica 03 – Versões simples

Por estratégia de venda, as montadoras podem incluir um acessório ou alterar o visual de um modelo, dá um nome complementar e eleva o preço em 20%, 25%. Contente-se com versões simples.

Dica 04 – PDC

Muita gente não sabe, mas há algumas classes de cidadãos que têm direito a descontos especiais na compra de carro novo. Para alguns casos, é necessário certa burocracia para conseguir atestado da Receita Federal, mas sempre vale a pena se isso se atribuir a suas condições. Afinal, os descontos em impostos podem chegar a 30% do valor do carro, incluindo isenções de IPVA.

Você sabia disso? Então veja:

  • Microempreendedor Individual
  • Taxistas
  • Portadores de algumas doenças
  • Portadores de deficiência física
  • Produtores rurais

Há ainda alguns estudos no Congresso a fim de estender esse benefício a aposentados. Fique atento.

Dica 05 – Período do mês

Você será atendido por um vendedor na concessionária ou agência. Vendedores têm cotas mensais de venda. Assim, é saída inteligente ir até eles nos dias finais dos meses, pois é grande a chance de não terem batido suas cotas. Você pode conseguir bons descontos por isso.

Dica 06 – Agrados comerciais

Você já entrou em lojas quaisquer e logo alguém oferece cafezinho, água, canetinha com a marca da loja etc. Numa loja de carros, lembre-se de que tudo isso é agrado e não desconto. Troque agrados dispensáveis – como penduricalhos, cobertura de bancos, kit de perfume etc. – por descontos.

Entretanto, o inverso também é válido. Peça mais agrados (talvez você até possa revendê-los). O preço do carro pode ser o mesmo, mas você ganha nos acessórios.

Dica 07 – Que tal um quase fora de linha?

A indústria de autopeças continua a produção por muitos anos mesmo para carros que estão saindo de linha. Quem sabe não seja uma saída para você!

Agora, observemos as dicas comportamentais.

Dica 08 – Mente de negociante

Tenha mente de negociador perspicaz. Há uma série de itens que você pode usar em seu benefício: maior taxa de descontos, maior valor para seu carro usado, seu histórico de bom pagador etc. Use tudo o que puder.

Dica 09 – Atenção à proposta de venda

Leia com atenção a proposta de venda. É possível que você encontre alguma cláusula que possa ser convertida em desconto, juros menores, benefícios etc.

Dica 10 – Fidelidade da financiadora

Se você for cliente assíduo de uma financiadora e a agência/concessionária não tiver convênio com ela, dê um jeito de ser financiado por ela. Isso aumenta seu nível de fidelidade e, assim, você pode negociar juros bens menores.

Dica 11 – Vista-se como comprador

Parece bobeira, mas não é. Sabe aquela história de “a primeira impressão é a que fica”? Pois é. Evite roupas de grife, sapatos de cromo alemão, maletas importadas, anéis de formatura reluzentes e… bem… dente de ouro à mostra. Isso não vai evitar que o vendedor dê bons descontos para você, mas vai dificultar muito, esteja certo disso.

Bem, considere todas as dicas acima. Podem ser a diferença entre nada de desconto e um percentual de desconto interessante.

Dicas para economizar na compra do carro novo