Nem computador, nem smartphone. O tablet é um dispositivo que pode substituir ambos, saindo por um valor muito mais em conta e realizando as mesmas tarefas. Talvez isso explique porque, no Brasil, em 2017, foram vendidos cerca de 3,8 milhões de aparelhos. 

Já no caso dos tablets com chip, uma vez que eles também podem substituir os smartphones e aceitam chip de todas as operadoras, para muitos, eles funcionam melhor do que os aparelhos de celular, pois, além de poder receber e efetuar chamadas telefônicas, acabam sendo mais práticos para quem utiliza o dispositivo para trabalhar ou para assistir a filmes e séries devido ao maior tamanho de sua tela. Além disso, esse tipo de tablet permite acessar a internet, navegar e realizar postagens nas redes sociais. Assim, é possível contratar um plano de telefonia móvel de internet para tablet e contar com as mesmas vantagens. 

Mas a grande vantagem dos tablets com chip, com certeza, é a economia. Eles são muito mais acessíveis do que computadores, smartphones e notebooks. Ainda que não apresentem uma configuração muito potente, eles acabam suprindo a maior parte das necessidades do usuário comum. Contudo, antes de escolher um modelo, é importante levar em conta as suas especificações, para ver qual dispositivo serve melhor para você. Para dar uma mãozinha, vamos apresentar alguns dos melhores aparelhos disponíveis no mercado. 

Apple iPad

Um dos melhores modelos devido ao seu design, a qualidade de sua tela, seu desempenho e sistema robusto e intuitivo. O tablet pode ser encontrado em dois diferentes tamanhos, 11 e 12,9 polegadas, e em quatro opções de armazenamento: 64GB, 256GB, 512GB e 1TB, sendo que os preços variam conforme tais características. A tela Multi-Touch, de liquid retina, apresenta resolução de 2732 x 2048, o que confere a ela muita nitidez e cores vibrantes. 

Já o processador A12X Bionic, desenvolvido pela Apple, é extremamente inteligente e poderoso. Ele vem com o Neural Engine, que processa cinco trilhões de operações por segundo e permite aprendizado de máquina avançado, rodando bem qualquer tipo de aplicativo.

O modelo de 11 polegadas pesa 468 gramas e o de 12,9 pesa 631 gramas. Ambos possuem bateria com duração de até 10 horas para navegar na internet via Wi-Fi, assistir a vídeos ou escutar música. A recarga pode ser feita via o USB-C do computador ou carregador. Seu sistema operacional é o ipadOS, tendo o iOS como base, mas com tecnologias de ponta desenvolvida especialmente para o iPad. 

Samsung Galaxy Tab A SM-T510

Entre os tablets com chip, esse modelo da Samsung é considerado o que apresenta melhor custo-benefício. Com um processador Qualcom Snapdragon 450 de 1.8GHz, o modelo também conta com 2GB de RAM e 32GB de armazenamento. Logo, com essas especificações, será possível rodar qualquer aplicativo disponível na Google Play sem preocupações.

A duração da bateria é outro destaque do Galaxy Tab A, pois são 6150 mAh e que prometem até 13 horas consecutivas de reprodução de vídeos com o Wi-fi ligado, por exemplo. Sua tela tem 10.1 polegadas e resolução Full HD + (1920×1200), apresentando um display muito bonito capaz de satisfazer até mesmo os usuários mais exigentes. 

O modelo conta ainda com a tecnologia S Pen que controla diversas funções seu tablet através de gestos simples e intuitivos. Com a caneta você pode fazer anotações e desenhos com precisão e controle, graças aos 4096 pontos de pressão e à sua aderência confortável, como também pode controlar outras funções do aparelho. Outro diferencial deste modelo é a lente Ultra Wide, usada pela primeira vez em um tablet Samsung, trazendo câmeras traseiras de 13MP e 5MP.

Tablet M10A Lite – Multilaser

Com valor bem mais acessível do que os modelos anteriores de tablets com chip, este aparelho da Multilaser, ainda assim, oferece uma ótima configuração que pode atender às principais necessidades dos usuários. Com tela de 10 polegadas, o dispositivo apresenta ótima qualidade visual e clareza nas imagens. Sua câmera traseira possui 5 megapixels de resolução e a frontal possui 2 MP.

O tablet dispõe de processador Quad Core 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna. No entanto, é possível aumentar a capacidade de armazenamento para até 32 GB por meio de um cartão micro SD. Seu sistema operacional é o Android, sendo compatível com as conexões Bluetooth, Wi-Fi e 3G.

De acordo com o fabricante, você pode jogar, ver vídeos, navegar na internet e muito mais, tudo isso ao mesmo tempo e sem travamentos ou lentidão. A capacidade de sua bateria é de 5.000 mAh, com alta duração. O peso do M10 Lite é de cerca de 535 gramas. Entre os modelos de tablets com chip é o mais econômico, porém oferece os recursos fundamentais aos seus usuários, dispondo-se como uma ótima opção entre os dispositivos apresentados. 

Querendo investir em um tablet? Confira os melhores tablets com chip!