caes inteligentes

Os cachorros ocupam o primeiro lugar da lista de muitas pessoas que desejam adquirir um animal de estimação. Conhecidos pela esperteza, companheirismo e fidelidade, eles levam alegria por onde passam. Em especial, algumas raças são definidas como as mais inteligentes entre a espécie. Isso porque eles apresentam condições diferenciadas, como a capacidade de compreensão, aspecto que acaba facilitando os exercícios de adestramento. Veja a lista dos cães mais inteligentes:

Poddle

cachorro poddle

Sim, ele é um dos favoritos. São dóceis e podem ser facilmente adestrados. Os pets desta raça são a paixão das crianças e adoram fazer companhia. Por incrível que pareça, apesar do tamanho, eles são excelentes cães de guarda e não gostam de ficar sozinhos.

Border Collie

cachorro border collie

Muito dócil e serelepe, o border collie é utilizado em competições de agilidade e também para pastoreio de ovelhas, sendo destaque mundial em campeonatos caninos. Embora os cães dessa raça se adaptem em diversos tipos de ambiente, eles também não gostam de ficar sozinhos e, curiosamente obedecem facilmente aos comandos humanos.

Golden Retriever

cachorro golden retriever

Brincalhão ao extremo, o Golden retriever é um dos cães mais inteligentes por possuir uma grande capacidade de aprendizado, principalmente quando exposto a estímulos visuais. Ele é muito utilizado como cão-guia.

Doberman

cachorro doberman

Agitadíssimo e fã de exercícios físicos, o doberman também é destaque em campeonatos caninos. Ele é bastante sociável e é considerado um excelente cão de guarda.

Pastor Alemão

cachorro pastos alemao

É um ótimo farejador e também um bom cão de guarda. O pastor alemão é inteligente e possui instinto protetor. Sendo muito corajoso e amigo, ele adora atividades que possam ajudar os outros. Além disso, se dá muito bem com crianças.

Pastor de Sheteland ou Sheltie

cachorro seltie

Conhecida também como shetland sheepdog, a raça se destaca pela lealdade e também pelo instinto protetor. Os cães dessa raça protegem e defendem seus donos. Por necessitar constantemente de estímulos físicos para ficar animado, sua inteligência é considerada quase que humana.

Labrador Retriever

cachorro labrador

Ele é bem semelhante ao Golden, o labrador é muito dócil e inteligente ao extremo. Também é uma ótima opção para ser utilizado como cão-guia, caçador ou farejador. Eles não são agressivos e tornaram-se conhecidos por serem muito brincalhões, tendo fácil convívio com adultos, crianças e idosos.

Papilon

cachorro papilon

Carinhoso e muito fiel, considerado protetor de seus donos, o papilon é bem agitado, mas ao mesmo tempo, raramente precisará de mais de um comando para obedecer. Entre as pequenas raças só fica atrás do poddle nos quesitos de Inteligência e sagacidade.

Australian Cattle Dog

cachorro australian cattle dog

Não é tão conhecido aqui no Brasil, se assemelha a um lobo, mas está na lista dos dez cães mais inteligentes do mundo e atualmente é muito utilizado no controle de rebanhos. Devido à sua característica agitada, ele precisa de estímulos para fazer exercícios físicos com frequência. Ele pode ser bem agressivo com pessoas desconhecidas.

Rotweiller

cachorro rotweiller

Embora tenha um aspecto agressivo, o Rotveiller obedece bem aos comandos quando passa por um bom processo de adestramento, sendo bastante dócil com seus donos, é um excelente protetor de seus donos. Se treinado desde filhote, é muito obediente e torna-se bem tranquilo na maior parte do tempo.

Vantagens de ter cães mais inteligentes

Agora você já sabe um pouco de cada uma das raças mais inteligentes do mundo canino. Vai do seu gosto e preferência optar por cães de menor ou maior porte. Se você deseja ter tranquilidade em seu dia a dia na hora do processo de adestramento, leve isso em consideração ao adquirir seu pet. Essas raças possuem mais capacidade de compreensão e entendimento, podendo absorver os comandos humanos com mais facilidade.

Não se esqueça que ao adquirir um cão você precisa ter em mente as responsabilidades que tal decisão exige. Eles precisam ter cuidados especiais, como alimentação regrada, dieta balanceada e exercícios físicos com frequência.

O adestramento dessas raças também é primordial para a boa convivência entre os cães e as pessoas que os cercam. Visto que essas raças são as mais inteligentes, os cachorros pertencentes a ela terão mais facilidade para obedecer aos comandos. Veja aqui sobre a importância do adestramento para o seu pet.

É só escolher a sua para ganhar uma nova companhia e seus dias não serão mais os mesmos, terão muito mais amor e afeto.

Referências Bibliográficas:

 https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/mulher/comportamento/conheca-as-10-racas-de-caes-mais-inteligentes-do-mundo,8844b67e10763410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Conheça os 10 Cães Mais Inteligentes Para Adestrar