Estar com a imunidade do organismo no nível ideal é o que nos protege de contrair doenças diversas com facilidade e com frequência. Portanto, ter a imunidade baixa, deixa a pessoa bastante susceptível a contrair doenças, como: problemas respiratórios e nos pulmões, doenças de pele, dificuldade na cicatrização de ferimentos e muitos outros inconvenientes. Além disso, quem sofre com problemas de imunidade baixa pode sentir:

Imunidade baixa

  • Cansaço;

 

  • Desânimo;

 

  • Falta de Apetite e consequente Perda de Peso; entre outros.

Já uma pessoa com a imunidade ok, mesmo que contrair algum mal, o seu corpo terá mais condições de combater agentes noviços e doenças que possam atingi-lo.

Em casos graves ou imunidade baixa em crianças podem até interferir nas habilidades cognitivas, como:

 

  • Aprendizado;

 

  • Memorização;

 

  • Concentração;

 

  • Visão embaçada;

 

  • Falta de Atenção, entre outros.

Mas há uma boa notícia! É possível que pessoas com imunidade baixa a aumente de forma natural. Isso é feito com o consumo diário e em quantidades adequadas de diversos alimentos e bebidas.

Alimentos e Bebidas que Ajudam a Aumentar a Imunidade

Recomendam os nutricionistas que pessoas que estão querendo turbinar a imunidade baixa do seu organismo, ingiram, no mínimo, 3 quantidades de fruta ao dia, 2 tipos de vegetais e/ou verdura, 2 porções de carne e líquidos diversos. Confira a seguir os alimentos e bebidas que ajudam rapidamente a aumentar o sistema imunológico de organismo:

Tomate

Por ser um alimento rico em licopeno, o tomate representa um excelente aliado para aumentar a imunidade baixa. Ele ajuda ainda a evitar problemas cardiovasculares e inibe as reações nocivas dos radicais livres.

Alho e Cebola

Dois bons alimentos para turbinar o sistema imunológico. E o melhor é que são fáceis de serem adicionados na dieta, pois cumprem o papel de tempero de diversos pratos. Essas duas especiarias ainda contêm substâncias diversas que fazem enzimas de proteção se proliferarem pelo organismo e impedem o crescimento de bactérias ruins para a saúde.

Laranja, Manga, Morango, Acerola

São frutas super saborosas e ricas em Vitamina C. A ingestão delas aumenta a produção dos leucócitos no sangue – um agente que participa ativamente do processo de defesa do organismo.

O ideal para se livrar da imunidade baixa é comendo essas frutas 2 vezes ou dia ou fazendo sucos com elas. Mas atenção! Ingira o suco logo após o seu preparo, para as frutas não perderem suas propriedades nutritivas.

 

Cenoura e Brócolis

Alimentos quase que obrigatórios para quem está com a imunidade baixa. Isso porque eles são ricos em Vitamina A.

A falta dessa vitamina no organismo reduz a quantidade de linfócitos no sangue – aumentando as chances de a pessoa com a imunidade baixa, contrair infeções virais, fúngicas, parasitárias e bacterianas.

 

Carne, Leite, Peixes, Aves, Feijão e Cereais integrais

Esses alimentos são fonte rica de selênio e zinco, que fortalecem o sistema imunológico.

 

Castanha do Pará, Amêndoas, Nozes e Folhas Verdes em Geral

Alimentos que também contém selênio, além de diversas vitaminas e antioxidantes. Evitam a ação dos radicais livres e protegem as membranas celulares contra possíveis invasores, como: substâncias tóxicas, exposição à material radioativo, entre outras situações.

 

Chocolate Meio – Amargo, Linhaça e Vinho Tinto

Substancias ricas em antioxidantes e Ômega 3, que ajudam a limpar as artérias, evitando problemas cardiocirculatórios. Também ajuda a combater processos e inflamação ou infecção.

 

Água

O ideal é tomar de 1 litro e ½ de água por dia ou 2 litros. Com o organismo hidratado, as funções do organismo funcionam melhor, incluindo o sistema imunológico.

 

Suco Verde

Que tal saborear um suco feito com clorofila, que é refrescante, além de ser rico em ferro, Vitamina C e Zinco – o que fortalece a imunidade.

 

Chá verde

O chá também ajuda as pessoas com imunidade baixa a recuperarem a energia. O suco tem o poder de desintoxicar o organismo além de acelerar o metabolismo e melhorar consideravelmente a imunidade baixa e impedir a ação dos radicais livres.

A dica é ingerir 2 copos de chá verde ao dia.

 

Chá de Gengibre

Chá que pode ser feito em casa mesmo (água fervente e um pedaço pequeno de gengibre) e que ajuda bastante a fortalece o sistema de defesa do organismo em pessoas com a imunidade baixa.

O gengibre ainda age contra bactérias nocivas e estimula o processo de digestão dos alimentos.

Consuma 1 ou 2 xícaras de chá do chá por dia.

 

Chá de Anis

O anis é um excelente ingrediente para ser usado em chás e que melhora a imunidade contra a ação de vírus – principalmente os que atinge o sistema respiratório.

 

Imunidade Baixa: Visite um Profissional

Antes de aderir a uma alimentação com os ingredientes acima, procure um médico ou um nutricionista. Provavelmente, esses profissionais pedirão para que você faça um exame de sangue, que confirmará a imunidade baixa.

Mesmo que o profissional consultado receite remédios para a imunidade aumentar, pode seguir uma dieta contendo os alimentos e bebidas que sugerimos anteriormente. Cuide da sua imunidade!

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