Das instituições assistenciais de São Carlos, a mais antiga delas é a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Sendo, além de uma instituição assistência, uma instituição beneficente e hospitalar.

Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Aqui falaremos um pouco mais sobre essa instituição que há tanto tempo está presente na vida dos moradores da cidade.

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

Fundada em 12 de abril de 1891, está em funcionamento há mais de um século. Sendo referência no atendimento à saúde para as cinco cidades que compõe a região de São Carlos (Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira) e seus 390 mil habitantes.

A ideia do projeto de uma Santa Casa em São Carlos partiu do casal Francisco Domingos de Sampaio e Anna Miquelina Ferraz de Sampaio, que destinaram uma quantia em dinheiro para a fundação da instituição. Após uma grande reunião no teatro Ypiranga, foi iniciada a construção da Santa Casa, seu primeiro pavilhão ficou pronto em 1893.

Esse único pavilhão foi usado como hospital no ano em que ficou pronto, após uma violenta epidemia de febre assolar a cidade. Foi criada uma comissão de socorros para ajudar nos trabalhos da epidemia e, após o término dos trabalhos os valores obtidos foram repassados a Santa Casa para ajudar na construção.

Ainda em 1893, a instituição ganhou um caráter religioso após reformulação no estatuto, tornando-a assim uma Irmandade.

Em 1899 foi inaugurado o Hospital da Santa Casa, que está em atividade até hoje, contando com todo o apoio de toda a população de São Carlos e região para atender a quem precisar.

Uma instituição filantrópica, a Santa Casa tem seu alicerce no atendimento igualitário, não fazendo distinção entre pacientes, sejam eles do SUS (Sistema Único de Saúde), convênio ou particular.

Sendo parte da rede Hospital Estruturante (rede instituída pelo Governo do Estado de São Paulo e é referência nos atendimentos de alta complexidade na região), a Santa Casa é responsável por metade dos atendimentos realizados a pacientes do SUS em toda região, em forma de estatística, os pacientes que o hospital atende são 60% oriundos do Sistema Único de Saúde e 40% de convênios médicos ou atendimentos particulares.

Em sua estrutura, a Santa Casa possui 322 leitos de hospitais, 10 leitos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 10 leitos na Unidade de Tratamento Coronário (UCO), 7 leitos na Unidades de Tratamento Intensivo Infantil e 6 leitos na Unidade de Tratamento de Neonatal.

Com estrutura e equipe pronto para atender toda a região, a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos traz o melhor do atendimento humano e médico para seus pacientes, levando conforto, bem estar e saúde para aqueles que mais precisam de atenção nos momentos mais difíceis da vida.

Criada para ajudar ao próximo, a Santa Casa de São Carlos ainda hoje cumpre sua função, crescendo cada vez mais em equipe e estrutura. Sempre pensando no melhor a oferecer para a população da cidade que ajudou a construí-la e tornar o sonho uma realidade possível para todos aqueles que precisam.

Santa Casa de Misericórdia de São Carlos