Como um filme sobre peixes pode falar tão bem sobre paternidade, os limites que uma família não pode ultrapassar para ser tóxica, amizades improváveis e ainda fazer 941,6 milhões de dólares na bilheteria? Esse é o poder que a Pixar tem de contar histórias, algo que você vai ver hoje nessa avaliação do filme procurando Nemo.
Avaliação do filme procurando Nemo
É normal que conforme o tempo passa, alguns filmes envelhecem mal. Algumas produções são limitadas às visões de sua época, e dependendo da época, fica um gosto amargo, como é com E o Vento Levou por exemplo.
Mais filmes densos que tratam de assuntos atemporais e universais sempre vão gerar conexões com a audiência, não importa se forem assistidos no lançamento ou 10, 20 anos depois. E esse é o motivo de que mesmo hoje, vale a avaliação do filme procurando Nemo.
Enredo
Começando então a nossa avaliação do filme procurando Nemo falando sobre enredo da história. E esse é um dos pontos fortíssimos do filme como um todo, já que a aventura de Merlin à procura de seu filho, acompanhando pela baixinha azul que o mundo aprendeu a amar é igualmente emocionante, divertida e envolvente.
Com muitos cenários diferentes, desde a reunião de tubarões vegetarianos até uma sala de dentista, a Pixar usou e abusou da sua capacidade de fazer lugares muito bonitos, e tudo isso com uma tecnologia de 2003.
Personagens
Outro ponto que não pode ficar de fora da nossa avaliação do filme procurando Nemo são seus personagens. O filme entrou de cabeça na cultura pop, e isso está diretamente ligado a cada personagem que aparece ali.
Apesar de Nemo e Marlim serem os personagens principais da história, é óbvio que Dory foi quem roubou a cena e é não só a personagem mais famosa do filme como da Pixar também.
Quem ficou também no imaginário popular foi a tartaruga Crush que mostrou como ser um pai sem ser super protetor, e até o tubarão Bruce, que graças à brilhante dublagem de Guilherme Briggs é especialmente amado por brasileiros.
Quais lições Procurando Nemo ensina?
Filmes da Pixar sempre tem uma ou mais lições para ensinar, e procurar Nemo foi uma das mais fortes. Marlim não era um mal pai, ele era o melhor que podia ser frente ao trauma que enfrentou com a perda de sua esposa e quase toda sua prole
Mas ao mesmo tempo, Nemo precisava aprender a se virar, pelo bem de sua sobrevivência. E os dois precisaram de uma grande aventura e muitos amigos para encontrarem seu equilíbrio.
Procurando Nemo fala sobre isso, fala sobre paternidade, sobre confiança, sobre amizade e sobre equilíbrio. Uma história que pode divertir as crianças com todos os personagens, aventuras e piadas, mas que certamente vai bater forte em qualquer pai ou mãe por aí.
Sucesso absoluto e premiações
E por fim na nossa avaliação do filme Procurando Nemo, lembramos que o sucesso do filme foi colossal. Ele foi um hit gigantesco no cinema tendo feito quase 1 bilhão de dólares, e tendo custado cerca de 9 milhões apenas.
O filme obviamente venceu o Oscar de melhor animação, e inclusive foi indicado ao Globo de Ouro quando a categoria de melhor animação nem ao menos existia.
Veredito
Por fim, não temos como negar o sucesso estrondoso que estamos procurando. Um filme que entrou para sempre na cultura Pop, que vai ser assistido por gerações sem nunca perder o seu frescor, contendo lições de vida atemporais.
Na nossa avaliação do filme Procurando Nemo afirmamos que ele é altamente recomendado para todos de todas as gerações. E se você quer introduzir seus pequenos a esse clássico da Pixar, recomendamos também o livro ilustrado de procurando Nemo.